Contador de visitas

contador de visitas para site

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PT deve ter candidato próprio em Cuiabá; Serys e Lúdio disputam vaga

Faltado pouco mais de um ano para as eleições municipais, o PT já enfrenta uma disputa interna. Dois de seus membros já colocaram os nomes da disposição. A candidata derrotada nas últimas eleições, a ex-senadora Sery Marly e o vereador Lúdio Cabral, que está pegando "carona" no imbróglio da Sanecap.

A ex-parlamentar enfrentou uma fase ruim dentro do partido, depois de ter sido punida com inelegibilidade por período de seis meses, acusada de infidelidade partidária. Ela deu apoio ao senador Pedro Taques (PDT) nas últimas eleições e não o ex-deputado Carlos Abicalil candidato ao senado pela sigla. Agora, Serys disse que irá superar os adversários dentro da sigla.

Já Lúdio, está sendo visto como o maior defensor da Sanecap e por isso vem fazendo um "marketing gratuito" o que provavelmente o leva a pensar ser o candidato natural.

De acordo com o presidente estadual da sigla, ex-deputado federal, Ságuas Moraes, existe um plano genérico de pré-candidaturas para estimular e aguçar a vontade dos filiados a entrar na disputa. Porém, o petista alegou que ainda é cedo para emplacar um nome. "Aquele que trazer um projeto de governo municipal será o candidato pela sigla" disse Ságuas, admitindo que haja uma candidatura própria do PT em Cuiabá.

(Reporter MT)

 

Defensoria Pública propõe ACP contra o Estado para garantir legalidade nas desapropriações

Em face do direito à moradia de aproximadamente 700 pessoas, integrantes do bairro Castelo Branco, a Defensoria Pública de Mato Grosso impetrou uma Ação Civil Pública contra o Estado de Mato Grosso e o Município de Cuiabá.
O perímetro desta localidade será objeto de desapropriação pelo Governo do Estado para a construção da via denominada Avenida Parque do Barbado, obra de mobilidade urbana para infraestrutura da Copa de 2014.
O objetivo da ação da Defensoria Pública é que o Governo não remova os moradores, enquanto não houver definição prévia, com informações claras, de como ficará a situação deles.
No começo do mês de junho de 2011, o Núcleo de Regularização Fundiária da Defensoria Pública, realizou reunião com os moradores do Castelo Branco, constatando a angústia deles relativa ao destino que lhes seriam reservados pela Agecopa, a título de moradia.
Houve, também, uma reunião com o Secretário Extraordinário de Estado para fins de desapropriações para tentar esclarecer o que havia de concreto relativo ao destino das moradias dos envolvidos, porém nada foi obtido.
“Ao que tudo indica as atividades envolvendo as obras da Copa, revestem-se de absoluto sigilo, restando aos desinformados a negativa do completo acesso aos documentos”, afirma o Defensor Público Air Praeiro Alves.

(Plantao NEWS) 

 

Advogado que brigou com tenente é preso novamente

O advogado Rogério Nóbrega da Silva, de Barra do Garças, foi preso há pouco pela Polícia Militar que descobriu contra ele um mandado de prisão em aberto na Comarca de Rondonópolis. O advogado estava no Fórum participando de uma audiência no momento que foi abordado pelos policiais e conduzido à Central de Atendimento.
O tenente-coronel Paulo Costa confirmou a prisão do advogado e informou que no sistema consta o mandado de prisão contra o acusado e ele será entregue a delegacia de polícia.
Rogério havia sido preso, anteriormente, na noite de segunda-feira (22) depois de uma briga com o tenente João Paulo, a quem ele acusa de agressão. Inclusive o advogado entregou um vídeo feito por celular da suposta agressão mencionada por ele. Rogério alega que ficou algemado por quase quatro horas ao lado do seu cliente Renato também detido pelos policiais.
Sobre essa nova prisão em função de um mandado de prisão Rogério não quis comentar o assunto e alegou aos PMs que já cumpriu a pena e não deve mais nada a Justiça. Advogados da subseção da Ordem do Advogados do Brasil (OAB) em Barra do Garças estão neste momento acompanhando a situação na delegacia. 

 (Olhar Direto)

 

Vereador critica estado de abandono da cidade e pede providências a 11 bairros

O quadro de abandono que ese encontram vários bairros da cidade tem levado os vereadores a dedicarem grande parte do tempo em cobranças ao prefeito de Cuiabá, Chico Galindo. Desta vez, o vereador Chico 2000 (PR) solicitou providências para executar serviços de obras e manutenções em 11 bairros da capital. As indicações foram apresentadas nas sessões ordinárias da Câmara Municipal, em agosto. Segundo o parlamentar republicano, há situação em que as comunidades estão abandonadas e, portanto, carentes de serviços públicos. Os pedidos do vereador são referentes à pavimentação asfáltica, canalização, patrolamento, encascalhamento, limpeza urbana, sinalização vertical e horizontal, colocação de quebra-molas, instalação de abrigo para ponto de ônibus, iluminação pública e operação tapa-buracos.

Conforme proposição do vereador Chico 2000, os bairros que devem ser atendidos pelo Poder Público Municipal são o Serra Dourada, Novo Paraíso, Jardim Vitória, Coxipó-Mirim, Chácara dos Pinheiros, Canjica, Novo Terceiro, Jardim Palmeiras, Jardim Brasil, Quilombo, Pedregal, assim como o Condomínio Flor do Cerrado.

(Plantao NEWS) 


Câmara aprova urgência e Lúdio vai à justiça outra vez contra concessão

A mensagem encaminhada pelo Poder Executivo municipal sobre a concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá foi aprovada em cárater de urgência, urgentíssima, prém deverá ser novamente alvo de ação judicial proposta pelo vereador Lúdio Cabral (PT), que já articula uma ou mais ações contra a Prefeitura de Cuiabá e a Câmara Municipal de Vereadores.
Com dois pedidos de ordem indeferido, Lúdio já adiantou que vários vícios foram encontrados desde à entrada do projeto na Casa, no conteúdo e na tramitação da mensagem. "Eles vão insistir nos erros. Não aprenderam com a primeira vez. Mas os vereadores podem consertar isso, votando cotra", declarou Lúdio logo após encerrada a sessão.
Desta vez, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), aceitou a presença de manifestantes nas galerias da Casa, mas mesmo assim, alguns servidores e estudantes ficaram de fora e cinco viaturas da Polícia Militar faziam a segurança no prédio.
Porém, adiantou que vai cobrar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o porquê dos servidores não estarem trabalhando nos horários das sessões na Câmara Municipal, no entanto, os funcionáros da Sanecap estão em greve.

 (Olhar Direto)

 

Um dia após queda de Maia, Ong aciona MP e cobra investigação

     Após levar à tribuna gravações e um calhamaço de notas fiscais que indicariam a ocorrência de irregularidades na gestão da companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) na última quinta (18), o vereador Deucimar Silva (PP) apresentou, na sessão desta terça (22) um requerimento pedindo que o diretor-presidente do órgão, Aray Fonseca (PTB), também preste esclarecimentos sobre sua atuação à frente da secretaria municipal de Saúde (SMS).
    Um dia após o ex-secretário de Meio Ambiente Alexander Maia deixar a pasta, sob a justificativa de que vinha sendo pressionado a cometer atos ilegais, a Ong Moral acionou o Ministério Público para que instaure um procedimento administrativo investigatório para apurar a possível existência de irregularidades. Para o coordenador da Ong, Gilmar Brunetto, as declarações de Maia são graves e precisam ser apuradas. “Quem pressionou? Quais empresas? A gente sabe que uns projetos andam rápido e outros não”.
    Ele lembra ainda que servidores e até ex-secretários acabaram presos. Em maio do ano passado, durante a Operação Jurupari, foi detido Luís Henrique Daldegan. Na época, eram investigados os crimes de extração, transporte e comércio ilegal de produtos florestais na Amazônia. Antes, em 2003, foi a vez de Moacir Pires que conduzia a extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (hoje Sema), e acabou exonerado sumariamente pelo então governador Blairo Maggi (PR).
    A saída de Maia aconteceu após ele ser alvo de duras críticas e enfrentar a greve dos servidores, que terminou apenas após uma decisão judicial. Sua atuação também era reprovada pelos deputados, que reclamavam do fato dele não atender o celular e não responder os requerimentos deles. Ele também foi alvo da CPI das PCHs, que investiga a existência de irregularidades na liberação para a construção de usinas hidrelétricas de pequeno e grande porte.
(RD News)


Na bronca com Aray, Deucimar cobra explicações sobre Saúde


     Aray assumiu a Sanecap no fim de março indicado pelo prefeito Chico Galindo (PTB). A companhia já vinha sofrendo com crises pontuais relacionadas à deficiência no abastecimento de água. Entre greves e ataques sucessivos da Câmara, as denúncias feitas pelo vereador foram a gota d'água para o presidente, que deve deixar o cargo nessa semana.

     Ele ainda registrou um boletim de ocorrência contra Deucimar e garantiu que processará o parlamentar pelas acusações. Mas a medida não intimidou o progressista, pelo contrário, baseado no material a que teve acesso, agora ele quer que Aray faça um balanço também sobre o tempo em que comandou a saúde.

     Aray foi secretário de saúde no primeiro mandato do ex-prefeito Wilson Santos, no ano de 2004. Na época, sucedeu Luiz Soares (PSDB), que ao retornar ao comando da pasta em 2008, declarou ter encontrado um “vácuo” na prestação de contas do petebista.
 (RD News)


Com saída de Maia, bancada do PR se articula para não perder espaço

A bancada do Partido Republicano (PR) na Assembleia Legislativa deve se reunir ainda nesta terça-feira (23) para definir os possíveis nomes que podem ser indicados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no lugar do atual secretário Alexander Torres Maia, que anunciou ontem ter colocado seu cargo à disposição do governador Silval Barbosa (PMDB).
De acordo com informações do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), ele já entrou em contato com Mauro Savi e Sergio Ricardo, para que se reúnam e façam uma avaliação dos nomes. “Vamos nos reunir à tarde, mais tardar à noite para analisarmos a situação. Vamos levar alguns nomes, mas quem decide e dá a palavra final é claro que é o governador”, declarou.
Toda essa movimentação do PR é para continuar com a pasta e não perder espaço junto ao governo do Estado. O primeiro cotado para o cargo foi o do deputado estadual Emanuel Pinheiro, que adiantou que não quer deixar a Assembleia.
Pelos bastidores existem rumores de que o governador estaria disposto a tirar o comando da Sema das mãos do partido, para acomodar o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, ex-deputado federal Ságuas Moraes, que recentemente perdeu sua vaga na Câmara para Nilson Leitão (PSDB), e desde então vive na eminência de assumir um cargo no governo do Estado.

 (Olhar Direto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário