Contador de visitas

contador de visitas para site

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Silval anuncia curso

Após anos de luta, a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) vai dar um passo fundamental no mundo acadêmico, pois o governador Silval Barbosa (PMDB) anuncia no próximo dia 1º de março a implantação definitiva do curso de Medicina em Cáceres, município sede a Unemat. 

Fonte:Gazeta digital

Após "sangrar" o governo, deputado quer levar o PP a romper com Silval

Fonte: Blog do Romilson


Após plantar "bombas" na gestão Silval Barbosa, Pedro Henry quer abandonar o "barco"; Azambuja deve voltar para AL
    Após Pedro Henry arrumar confusão no Governo, tirando proveito político, ele já sugeriu internamente que o PP siga o exemplo do PSD e entregue os cargos. Do primeiro escalão, os progressistas seguem no comando das pastas de Saúde, sob Vander Fernandes e Esportes e Lazer, com o deputado estadual licenciado Carlos Azambuja. Há outros representantes progressistas em postos que vão desde o 2º escalão até o 4º.
    Nos bastidores, o comentário é de que a estratégia de Henry, em endurecer o discurso com o governador Silval Barbosa (PMDB), não passa de pressão política por mais espaço. Por outro lado, há outros que consideram como verdadeira a sinalização do cacique do PP, porque percebeu que o barco está afundando.
    O curioso é que o próprio Henry contribuiu para o desgaste da gestão Silval, que tem um ano integral e outros 9 meses desde a renúncia do então governador Blairo Maggi (PR). Henry armou a maior confusão ao implantar as OSSs na gestão de hospitais. Tentou, sem êxito, estadualizar os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande e se apresentou como o secretário-solução.
    Ele também atrasou, em 6 meses, o repasse de praticamente todos os municípios, provocando revolta entre os prefeitos. De quebra, deixou Silval numa saia justa, com dupla nomeação, forçando o governador a exonerá-lo, com ato retroativo, necessário para evitar a cassação do parlamentar.
    Enquanto o PP começa a focar no possível rompimento, Silval discute reforma no seu secretariado. Se as duas propostas forem confirmadas, quem ganha é a população, porque caciques como Henry deixariam de mandar no governo.

Mato Grosso é o único com 3 sorotipos de dengue

Mato Grosso é o único estado do Brasil com 3 sorotipos da dengue circulante. Relatório do Ministério da Saúde mostra que a população local está exposta ao DEN1, DEN2 e DEN4 e corre mais risco de contrair a forma grave da doença.
O balanço epidemiológico nacional da dengue realizado este ano em 536 municípios de 22 estados, por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), aponta que a amostragem encaminhada por Mato Grosso ao MS contava com 50% dos casos positivos. Destes, 50% eram referentes ao DEN2, 25% de DEN1 e outros 25% de DEN4.
Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que o último sorotipo já está circulante em Cuiabá, Várzea Grande e região de Diamantino, especialmente no município de Nobres (146 km a médio-norte da Capital). A gestão pública investiga ainda se o DEN4 está presente nas cidades ao norte do Estado, como Sinop, Juara, Colíder e Sorriso. O primeiro caso foi identificado oficialmente pela SES este mês, em Várzea Grande.

"Foi uma calúnia para prejudicar Cuiabá", diz Eder

 Fonte:Midia News
O secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Eder Moraes, criticou duramente a reportagem veiculada pelo canal de esportes ESPN Brasil, que critica a organização e o gerenciamento da Copa do Pantanal e relaciona Moraes ao episódio de suposta corrupção envolvendo o pagamento de cartas de crédito no Estado.

“Foi uma divulgação caluniosa, parcial, inverídica e discriminatória para Cuiabá. O conteúdo exibido não corresponde à realidade. Só serviu para agradar a interesses escusos de quem bate e esconde a mão com o objetivo único de prejudicar Cuiabá”, afirmou ao Midianews.

De modo contundente, Moraes criticou, por exemplo, o dado de que 9 de cada 10 moradores de Cuiabá são moradores de favelas, conforme exibido pela reportagem da ESPN.

“Isso não tem procedência alguma. Basta observar os índices sociais de Cuiabá de forma criteriosa. Estamos vivendo um boom na construção civil e o comércio está aquecido, mantendo o ritmo de vendas. Isso só reflete a tentativa de desmerecer Cuiabá como cidade sede da Copa de 2014”, criticou.

Nos bastidores, sabe-se que Eder Moraes tem citado o senador Pedro Taques (PDT) como um dos que atuariam para prejudicar a Copa do Pantanal. Segundo ele, “forças políticas” se movem com o propósito de desqualificar Cuiabá e a Copa em Cuiabá com objetivos eleitorais visando ao Palácio Paiaguás nas eleições de 2014.

“Há mais de 10 anos Mato Grosso registra crescimento invejável do PIB (Produto Interno Bruto), comparado à economia chinesa. Houve dificuldades financeiras, mas, sempre superadas de forma extraordinária, o que incomoda a grupos poderosos. Por isso tem essas articulações. Mas, a sociedade cuiabana e mato-grossense está consciente disso e apoia as iniciativas de melhoria na Capital e Estado. Não podemos admitir que interesses eleitorais se sobreponham aos do Estado”, afirmou.

Eder Moraes sustenta que o resultado final das obras da Copa do Mundo será colocar Cuiabá em uma nova condição social e Mato Grosso como protagonista de grandes eventos. Este é um dos fatores que, em sua visão, incomoda quem está fora do contexto da organização do Mundial - inclusive em outras regiões.

“Não se aceita que, nos rincões do Centro Oeste, sejam feitas políticas públicas eficientes que dêem melhor capital político ao Estado. Enfrentamos problemas sim, mas Mato Grosso é imbatível contra abutres que querem tirar proveito do Estado e temem o processo de desenvolvimento”, atacou.

Rigidez

Quanto às desapropriações de imóveis que irão ocorrer em virtude das obras da Copa do Mundo em trechos das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, Eder Moraes negou que qualquer trabalho venha a prejudicar a classe trabalhadora - tese usada no vídeo da ESPN.

“Em todas as etapas estão sendo cumpridas as normas da legislação e a exigência dos laudos técnicos. São trabalhos minuciosos, por isso mesmo, ainda não foi dada a largada”, disse.

Moraes afirmou que está seguro em trabalhar pelo bem da coletividade e focado na conclusão das obras da Copa do Mundo, sempre pensando na melhoria da qualidade de vida da população.

“O governador Silval Barbosa determinou que seja cumprida a missão de honrar todos os compromissos firmados para garantir Cuiabá na Copa do Mundo de 2014. Estou a serviço do interesse social para ajudar na melhoria de Cuiabá e Mato Grosso e o povo está unido para conseguir esses avanços”, afirmou.


Wallace se lança como candidato do PMDB em Várzea Grande e descarta 'fritura'

Fonte:24HorasNews


Pré-candidato à prefeitura de Várzea Grande, o deputado federal Wallace Guimarães (PMDB) não gosta nem de pensar em uma possível “fritura” de seu partido, como aconteceu em 2008, quando integrava os quadros do DEM e foi tirado da disputa pela família Campos.
Acreditando que o PMDB terá uma postura bem diferente e que vai ser transparente em sua escolha de candidato, Wallace disse que apenas lançou sua pré-candidatura e que esta aberto a disputar o direito de ser candidato pelos peemedebisas. Garante, entretanto, que se após uma pesquisa a ser encomendada pelo Diretório Municipal surgir um nome com condições de vencer o pleito, não terá problemas em abandonar a candidatura e trabalhar pela vitória peemedebista.
 
O parlamentar descarta completamente os efeitos de 2008 quando foi “fritado” pela família Campos e teve de engolir a candidatura do hoje deputado federal Júlio Campos (DEM)
 
“Eu prefiro acreditar que uma possível fritura não irá ocorrer, o PMBD não tem esse estilo de fazer política. Quero acreditar que ao sair o resultado da pesquisa eu terei o apoio de todos do partido, inclusive do secretário de cidades, Nico Baracat, e do presidente regional e deputado federal Carlos Bezerra. E se por um acaso eu não estiver bem nas pesquisas, com certeza irei dar todo meu apoio a quem quer que seja o escolhido.”
 
O PMDB tem quatro nomes colocados como pré-candidatos a prefeito por Várzea Grande: O deputado estadual Wallace Guimarães; o secretário estadual de Cidades, Nico Baracat; o procurador do Estado, João Virgílio Sobrinho; e o empresário Alan Zanata.
 

Um morre e outro é ferido em bar de 

Cuiabá

Duas pessoas foram baleadas enquanto estavam em um bar, no bairro Novo Colorado, em Cuiabá. Julielton Lázaro Rodrigues da Cruz, 24, morreu no local e Jorcinei da Silva, 42, ficou ferido e foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Segundo a unidade, ele está fora de perigo.
Populares informaram ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) terem ouvido 3 tiros em um lugar conhecido como "Bar da Nivalda", no bairro Novo Colorado, no início da madrugada de hoje (25). Ao chegarem no local, os policiais encontraram as duas vítimas caídas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu as duas vítimas, mas Cruz não resistiu aos ferimentos morreu. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Decidido, José Riva reafirma que PSD deixa governo Silval em março


 
Fonte: O Documento
O presidente da Assembleia Legislativa e um dos principais líderes do PSD em Mato Grosso, deputado José Riva, afirma que a decisão da legenda de entregar os cargos ao governador Silval Barbosa (PMDB) é irrevogável e deverá ser respeitada por todos os correligionários até 1º de março.
A declaração é uma resposta ao deputado federal Eliene Lima (mesmo partido), que vem defendendo permanência no staff estadual.


Verba da Secom vai para "duas ou três empresas", diz Onofre Ribeiro

 Fonte:Caldeirão Político
"Infelizmente, toda verba publicitária do Governo fica na mão de duas ou três empresas que não trabalham numa mesma linha de atuar de mãos dadas pelo desenvolvimento", disse em entrevista ao programa Caximbocó (Rádio Cidade FM).

A afirmação é do ex-secretário adjunto estadual de Comunicação Social, jornalista Onofre Ribeiro. Na sexta-feira, em entrevista no programa de rádio CAXIMBOCÓ na capital mato-grossense, o jornalista disse que o governador Silval Barbosa (PMDB) vem cometendo erro primário na divisão dos recursos destinados a imprensa.
A Secom do governo de Mato Grosso gastou no ano passado R$ 60 milhões. A maior parte foi para "duas ou três empresas". A situação ficou mais crítica, segundo informação extra-oficial, depois da lberação de R$ 1,5 milhão para uma emissora de TV local divulgar corrida de rua em janeiro. Para bom entendedor meia palavra basta.
Osmar de Carvalho, secretário de Comunicação, deixará a pasta na próxima semana. No seu lugar assumirá Carlos Rayel, com histórico nada recomendável, como já divulgou o Caldeirão Político.


Padrasto é preso por abuso sexual

Um homem acusado de estupro de vulnerável e ameaça contra a enteada de 11 anos foi preso pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil, na tarde da sexta-feira (24), em Cuiabá. O suspeito, Valmir Marinho da Silva, 30, teve a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica de Cuiabá.

 

Prefeito de Várzea Grande defende fechamento de bares após às 23h00

Bares e lanchonetes de Várzea Grande podem ter horários de atendimentos diferenciados. Autoridades já pensam em criar Lei Seca para diminuir os índices de violência no município. A medida está sendo analisada por uma comissão composta por representantes de diversos segmentos. Do inicio do ano até hoje foram registrados 22 assassinatos na cidade.
O prefeito Sebastião Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (PSD), é a favor da medida. “A violência tem crescido de forma assustadora e precisamos tomar ações que possam tranqüilizar a população local. Se for necessário iremos sim criar a Lei Seca”, pontuou o prefeito.
O promotor de Justiça Alan Sousa também é a favorável a medida principalmente para os estabelecimentos que comercializam somente bebidas alcoólicas. “A criação de uma Lei específica é que vai estabelecer os horários e as formas de atuação de cada setor, levando em consideração o serviço prestado por cada segmento”, disse.
Para o promotor a medida não visa o fechamento de estabelecimento comercial, mas a proibição de venda de bebidas com teor alcoólico a partir de uma determinada hora. “O horário para a proibição de vendas das bebidas devem ser estipulados a partir das 23 horas”, completou.
LEI SECA – É uma denominação popular dada à proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas.
No Brasil, apesar da designação comum, não existe a lei seca, mas dispositivos legais que visam coibir o consumo de bebidas alcoólicas em determinadas situações ou períodos. Um exemplo disso é a restrição de consumo imposta durante a época das eleições. O período de proibição varia de acordo com a legislação de cada estado.
O expediente é usado também por muitas cidades numa tentativa de conter os índices de violência. Geralmente em dias úteis da semana, no período da madrugada, os bares são proibidos de funcionar e o comércio de bebidas, reprimido. 

Governador dá carta branca e anuncia 
marketeiro da campanha na Secom
 Fonte: O Documento

 Após uma reunião na manhã de hoje no palácio Paiaguás, o governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou que o publicitário carioca Carlos Rayel será o novo secretário estadual de Comunicação Social. Ele entrará na vaga do jornalista Osmar Carvalho, que deixou o cargo sob a alegação de que vai se "oxigenar" profissionalmente.
Silval Barbosa explicou que optou por Rayel pelo fato dele ter comando o marketing da campanha a reeleição, em 2010. Antes, o marketeiro havia trabalhado com os ex-governadores de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), e do Rio de Janeiro, Anthony garotinho (PMDB).
Durante o encontro de hoje, o governador disse ao secretário que pretende mudar a imagem da gestão que começa a apresentar índices negativos. Para isso, Silval deu total autonomia para o profissional.
A solenidade de posse deverá acontecer na próxima semana. Carlos Rayl administrará um orçamento anual de cerca de R$ 40 milhões, além de outros R$ 28 milhões que serão destinados para divulgação de ações relacionadas a Copa do Mundo de 2014 em que Cuiabá será uma das sedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário