Contador de visitas

contador de visitas para site

sexta-feira, 22 de março de 2013

Prostituta diz à polícia que fez sexo oral por desconto em carro e é presa

==============

Casal foi visto em ato sexual em estacionamento em Nova Iorque.

----------------------
Dupla acabou presa após nenhum deles conseguir dizer preço do veículo.

Do G1, em São Paulo
A americana Crystal Frantzen, de 28 anos, foi parada pela polícia dentro de um Cadillac com Gary Tipton, de 58 anos, acusada de ser paga parar fazer sexo oral no homem. A mulher, no entanto, tentou explicar ao policial que ela, na verdade, estava interessada em conseguir “um desconto” em uma suposta compra do carro.

A polícia do condado de Sullivan, em Nova Iorque (EUA) foi chamada por uma moradora que avistou o ato sexual de Crystal em um estacionamento por volta do meio-dia e, de acordo com o site “The Smoking Gun”, o carro seguiu viagem pouco depois até ser parado pelos oficiais.

História de que ato sexual seria desculpa para 'desconto' no carro não convenceu policial, e Crystal e Gary foram presos (Foto: Divulgação)História de que ato sexual seria desculpa para 'desconto' no carro não convenceu policial, e Crystal e Gary foram presos (Foto: Divulgação)
Quando Frantzen contou sobre a tentativa de conseguir o desconto, o policial perguntou qual era o preço do veículo e qual desconto que seria feito. Todavia, nenhum dos dois ocupantes conseguiu dizer os valores.

Como as leis do estado proíbem a prostituição, Crystak e Gary foram detidos e soltos logo  após pagarem fianças de R$ 2 mil e R$ 4 mil, respectivamente.

quinta-feira, 21 de março de 2013

SÓ TRAMBIQUES E ROUBALHEIRAS NO GOVERNO SILVAL BARBOSA
===============
 TCE encontra indícios de fraudes e suspende 14 licitações do programa MT Integrado, retardando  início de obras anunciadas com pompa pelo governador

.

.

 O conselheiro Sergio Ricardo, relator da 6º Relatoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso, determinou por meio de medida cautelar a suspensão de 14 editais licitatórios que compõem o Programa MT Integrado da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana(Setpu). A medida atende a uma representação interna proposta por auditores da Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT que fazem o acompanhamento simultâneo do exercício de 2013 da Setpu. Os editais são referentes a pavimentação de rodovias que prevê a interligação de todas as 141 cidades de Mato Grosso por asfalto. Ao analisar os editais das concorrências, com abertura de propostas marcada para segunda-feira, 25/03 foram apuradas irregularidades que demonstram ausência de transparência pela não utilização de todos os meios de comunicação, falhas graves nos projetos de engenharia e falta de clareza na planilha de custos. O relator determinou que a Setpu não restrinja a dia e horário fixos a vistoria técnica e disponibilize tempo hábil para finalização das propostas dos possíveis interessados. Foi determinado ainda que o órgão promova a transparência dos procedimentos licitatórios disponibilizando os editais na internet, garantindo o acesso à informação. A medida cautelar foi publicada na edição desta quinta-feira, dia 21/03 no Diário Eletrônico de Contas(DEC). A decisão singular será levada para homologação ao Plenário do TCE-MT na próxima sessão ordinária.
NOVA FASE NA SECOM MT
======================
 "Bagulhos"e velhas "rifadas"... Agora só "gostosonas", com sotaque de "safadonas"


Nessa fase de mudanças radicais por qual passa a SECOM MT, antes acessível a jornalistas e empresários da Capital e Interior, sem discriminações, e hoje transformada numa fortaleza intransponível, mais segura que o Gabinete do Governador Silval Barbosa, um limpa geral ocorreu no corpo de funcionários. Ficaram pouquíssimos dos mais antigos.  Eva, com mais de 20 anos no batente, super atenciosa e competente, milagrosamenmte escapou à guilhotina, ou, quando nada, de ser transferida para outra pasta num cargo menor. De copeira, por exemplo.

A competente "Dona Antônia", pelo peso da idade, sumiu do mapa. Foi rifada da ante-sala dos dois comandantes da pasta. No seu lugar, para atender Elpídio Spiezzi e Carlos Rayel, colocaram uma "meninona com sotaque de STRIPER paulistana", aparentemente sempre mascando chicretes quando atende telefonemas. Num "interesse" de arrepiar", mas muito gata e "bunduda", garantiu um informante. Seu prenome: CAMILA. Qual será o de "guerra"?


Segundo a fonte do Cacetão Cuiabano,  ela e outras integram a apetitosa relação de "gostosonas" colocadas a dispor da confiante e nova (Elpídio passou a usar camisas novas, de marca!) diretoria da SECOM-MT.

Jornalistas "sem nome" que ligam do interior, FERRADOS!... Empresários "sem nome" tentando acertos ou recebimentos, LASCADOS!... E o Silval????  Esse TÁ FRITO!...

CAOS TOTAL EM CUIABÁ E VG 
Senador Jayme Campos apresentará projeto no Senado Federal para impedir falência em massa de empresários de Cuiabá e Várzea Grande vitimados por isolamento e atrasos nas obras da SECOPA
 ================== 
33 postos de gasolina tiveram seu faturamento reduzido em 80%, com  demissão de  100 funcionários

 O senador Jayme Campos (DEM) apresentará no Senado Federal, na próxima semana,  um projeto para minimizar as perdas dos empresários de Cuiabá e Várzea Grande, nas áreas afetadas pelas atrasadíssimas obras da Copa Pantanal, algumas já abandonadas, outras (como é o caso do VLT), já jogadas para 2015, e isto se não houver novos contratempos. 

A ideia do democrata é inserir na legislação do Regime Diferenciado para Contratação de Obras e Serviços para a Copa, dispositivos para autorizar o Poder Público Federal, Estadual ou Municipal a comprar ou adquirir serviços dos estabelecimentos afetados pelos desbloqueio, nas mesmas condições do RDC. Jayme também pediu, na quarta (20) em Plenário do Senado, ao Governo Federal a suspensão temporária das cobranças de tributos, tais como o Programa de Integração Social (PIS) e Confins.

 Segundo o sindicato do setor, nas áreas de desbloqueio, 33 postos de gasolina tiveram seu faturamento reduzido em até 80%, com a demissão de aproximadamente 100 funcionários. Jayme Campos ainda fala que cerca de 500 comerciantes foram afetados na rota Cuiabá a Várzea Grande até o aeroporto Marechal Rondon. O senador finalizou o discurso falando que o governo precisa buscar alternativas para evitar novos fechamentos de empresas.

Mais um caso de COMPRAS FANTASMAS e NOTAS FRIAS no Governo MT?
===============
 Papelaria Grafite é investigada por "vender" e não entregar produtos ao Governo do Estado
 =============== 
Dono da empresa afirma que em 20 anos nunca vendeu nada para o Estado 

 

 Empresário nega participação no trambique, suspeitando da utilização do nome da sua firma para consumação de roubalheira!

A secretaria de Segurança Pública, instaurou um Processo Administrativo contra a Grafite Informática e Papelaria Ltda., para apurar a não entrega de materiais de consumo e expediente objetos da Ata de Registro de Preço nº 062/2007/SAD do pregão nº 077/2007/SEJUSP. De acordo com a portaria que instaurou o processo – publicado no Diário Oficial do último dia 19/3 – em 2007 a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) solicitou a aquisição de vários materiais de consumo e a ordem de fornecimento foi dada no dia 1º de fevereiro do mesmo ano. Em 2008, a Grafite foi notificada a entregar os objetos, mas não o fez. Sendo assim, foi recomendada pela assessoria técnica a instauração do processo para apurar a inexecução total das obrigações assumidas pela empresa.

 Os servidores Manasses Luiz Botelho, Raquel Sodré de Moraes e Paula Letícia Yabe Saga foram designados para fazerem parte da Comissão de Processo Administrativo, a quem caberá para apurar os fatos e notificar a papelaria Grafite para saber o qual motivo à mesma não fez a entrega dos materiais. A empresa pode ser multada e sofrer outras sanções previstas na lei, como a suspensão da participação em licitações do Governo do Estado.  O Mato Grosso Noticias entrou em contato com o proprietário da empresa, Wilson Grafite, que afirmou estar no mercado há mais de vinte anos e jamais ter vendido algo para o governo ou órgão publico.

 Chico Barros /MATO GROSSO NOTICIAS

Mestre de obras é assassinado com cinco tiros em Cuiabá

Ele morava no bairro Dom Aquino e estava a caminho de casa quando foi executado

Thiago Bergamasco
Clique para ampliar
Policiais da Delegacia de Homicídios já deram início às investigações
MídiaNews
O mestre de obras Bento Luz Magalhães, de 33 anos, foi executado com cinco tiros de revólver quando passava de bicicleta pela rua Teles Pires em direção ao bairro Dom Aquino, onde residia, em Cuiabá.

Testemunhas disseram que dois jovens em outra bicicleta se aproximaram e descarregaram a arma. O assassinato ocorreu por volta das 18h de ontem (20).

Segundo policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o homicídio seria um acerto de contas envolvendo brigas de gangue. Bento era irmão de “Pedrinho da Aldeia”, que é investigado por suspeita de participação em vários assassinatos no bairro.

Os dois suspeitos foram identificados como “Binho” e “Xuxu”, da gangue do Morro. Os policiais foram até onde eles residem, mas não localizaram os suspeitos.

Polícia prende sequestradores e assassinos de estudante mato-grossense, filho de ex-prefeito de Lucas do Rio Verde



Três suspeitos de sequestrarem e executarem o jovem estudante Diogo Nunes (FOTO), 19 anos, na madrugada desta quinta-feira (21), em uma estrada nas proximidades de Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá) foram presos no final da manhã desta quinta-feira (21), na cidade de Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá).
Segundo major da Polícia Militar, Sodré, denúncias levaram à prisão dos suspeitos, 2 adolescentes de 16 e 17 anos e um maior. Informações repassadas à polícia indicavam que o veículo roubado da vítima, um VW Golf, estaria seguindo para o município de Barra do Bugres. Eles teriam abandonado o carro na MT-246 e pegado um táxi para a cidade.
Eles foram presos em frente à agência da Caixa Ecônomica Federal do município, e segundo o major, em entrevista ao Cadeia Neles, da TV Record, minutos após a prisão, eles confessaram o crime. "O menor de 17 anos teria atirado na vítima", disse o major. "A intenção seria apenas de roubar o carro, mas o jovem teria tentado fugir e foi morto", comentou o major. Um revólver calibre 38 foi localizado com os 3.
O estudante era filho do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Paulo Nunes (PT). Diogo estava com amigos no calçadão da avenida Amazonas, em Lucas, por volta da 1h da madrugada de hoje (21), quando foi abordado por 3 homens.
Os amigos ainda tentaram fugir, alertando Diogo, pois desconfiaram dos homens, mas não houve tempo. Armados, os bandidos levaram a vítima em seu próprio carro, um VW Golf.
O corpo foi localizado em uma estrada próxima a Nova Mutum e foi reconhecido pelo amigo Jonathan Lucas, que estava com ele no momento da abordagem. Três tiros foram disparados contra a vítima, um atingiu a cabeça. Uma arma foi encontrada jogada às margens da estrada. Corpo deve ser transladado para Lucas do Rio Verde na tarde desta quinta-feira (21) e velado na Câmara Municipal. Delegados Angelina Ferreira, de Nova Mutum e Marcelo Torachs, de Lucas, investigam o crime. (Gazeta Digital)
Medo de virar "chifrudo" fez baiano decapitar amigo com facão
 (Imagens Fortíssimas, aterrorizantes!... Evite fixar os olhos!)


Gil " Meti la disgraça "

SALVADOR - Gilmar de Jesus Santos (18 anos) vulgo “Gil", que decapitou o amigo com um facão na Bahia, no transcorrer desa semana, disse na policia que um dos motivos que o levou a cometer o homicídio, foi o fato de a vítima ter flertado com sua namorada. “Nós morávamos na mesma casa, e ele só andava dando em cima da minha namorada,queria me dar corno, e além disso, pegou um dinheiro emprestado em minha mão e não queria pagar, eu cobrava e ainda recebia ameaça”, afirmou. Gil matou Alexandre dos Santos, 42 a golpes de facão, na cidade de Presidente Tancredo Neves e foi preso em flagrante.(Vermelhinho daBahia)

Suposto filho do cantor  Emílio Santiago volta a velório e causa tumulto

Luana Rossi do EGO, no Rio

Velorio de Emilio Santiago  (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Velorio de Emilio Santiago (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
O produtor musical Aleksander Nunes, que alega ser filho de Emílio Santiago, voltou ao velório do cantor, que acontece nesta quinta, 21, na Câmara dos Vereadores no Rio. Sua presença causou bastante tumulto. Ele conseguiu ficar por cerca de cinco minutos ao lado do caixão e logo foi cercado pela imprensa e curiosos. A história de Aleksander foi revelada com exclusividade pelo site EGO nesta quarta, 20.
"Eu não queria estar aqui nesta situação. Em nenhum momento o Márcio nem o Soca (amigos de Emílio) falaram comigo", disse Aleksander, que vai fazer exame de DNA para provar paternidade. "Não foi da forma que eu queria, mas consegui me despedir.  Queria é que ele vivesse mais 30 anos pra gente ter convívio. Poderiam ter me recebido melhor aqui, mas fui expulso de novo. Não estou aqui para mostrar nada para ninguém. Eu vivi e sobrevivi até hoje sem nenhuma ajuda. Queria era ter convivência com ele. Já tivemos proximidade, agora a gente vai fazer o DNA", afirmou Aleksander.
Velorio de Emilio Santiago  (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Aleksander, suposto filho de Emílio
(Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Alterado, Soca, secretário e amigo do cantor, estava a ponto de bater no rapaz. Devido ao tumulto, Os seguranças isolaram a área para fechar o caixão. A advogada de Aleksander, Ingrid Fortunato, disse que seu cliente só conseguiu ver Emílio por conta da imprensa.
"Se não fosse a imprensa, ele não teria conseguido entrar de novo. Ele não ficou nem 10 minutos do lado do caixão, porque eles ficaram mandando-o ir embora. A oficial de Justiça veio a pedido nosso. Vamos requerer judicialmente o exame de DNA. Eles não vão cremar o corpo porque exigimos na Justiça", disse Ingrid.

A MALVADA DE "GUERRA DOS SEXOS"

==============

Bianca Bin revela vontade de engravidar e planos de adotar: 'Nasci para ser mãe'


Bianca Bin, no ar como Carolina de 'Guerra dos sexos' (Foto: Fabio Rossi)Bianca Bin, no ar como Carolina de 'Guerra dos sexos' (Foto: Fabio Rossi)
O rosto angelical e a voz meiga de Bianca Bin não combinam em nada com as maldades que Carolina, sua personagem em "Guerra dos sexos", vem aprontando na novela das 19h. Em sua quarta novela na Globo, a atriz diz que o convite para viver a vilã da trama de Silvio de Abreu foi surpreendente também para ela, dona de um tipo físico característico de heroínas românticas.
- Não imaginava que seria tão rápido. Achei que faria muitas mocinhas antes de ganhar uma vilã - conta Bianca, de 22 anos.
A atriz, que estreou na TV em "Malhação" depois de fazer a Oficina de Atores da Globo, diz que amadureceu muito com Carolina, o maior desafio de sua carreita até então.

- Desde que vim para o Rio em 2008 fui emendando um trabalho no outro. Aprendi muito na prática, mas sinto falta de uma base teórica - explica.
É essa vontade de aprender que leva Bianca a adiar os planos de engravidar. Precoce (ela saiu de casa em Itu, no interior de São Paulo, aos 16 anos e se casou aos 21), ela diz que vontade de ser mãe não lhe falta.
- Essa coisa de momento certo para fazer as coisas vai de cada um.  Sempre fui muito ansiosa, afobada. Se dependesse de mim, tinha filho agora. Nasci para ser mãe, amo criança e acho que essa será a grande realização da minha vida. Mas sinto que ainda há muito que fazer antes disso - afirma Bianca.

A atriz revela que quer pelo menos dois filhos e que pretende adotar uma criança, projeto que surgiu ainda na infância ("Vivia pedindo isso a minha mãe"). E mais: além de louca por crianças, Bianca se diz ótima dona de casa. Apesar de não gostar muito de cozinhar ("Esse departamento é do Pedro" - Brandão, ator e seu esposo), é ela quem arruma e limpa o apartamento onde mora.
- Às vezes me pego em pleno domingo fazendo faxina. Eu gosto de cuidar da minha casa, colocar tudo do meu jeitinho. (G1)

Modelo belíssima e mundialmente famosa surpreende ao aceitar convite feito por adolescente em vídeo

Do G1, em São Paulo
A modelo Kate Upton surpreendeu ao aceitar um convite feito pelo adolescente americano Jake Davidson, de 17 anos, que postou um vídeo de menos de dois minutos no YouTube no qual convida a modelo para ser seu par no baile de formatura da escola. Assista ao vídeo.
Kate Upton surpreendeu ao aceitar convite do adolescente Jake Davidson para ir ao baile com ele (Foto: Jemal Countess/Getty Images/AFP )Kate Upton surpreendeu ao aceitar convite do adolescente Jake Davidson para ir ao baile com ele (Foto: Jemal Countess/Getty Images/AFP )
"Sou judeu, 1,77 m, e não consigo dançar de jeito nenhum. Você é cristã e tem 1,78 m. Pode chamar isso de destino", brincou Jake. "Você está na capa da [revista] Sports Illustrated. Eu leio a Sports Illustrated", disse o rapaz. O vídeo do pedido se tornou viral e está próximo de alcançar 1 milhão de visualizações.
O jovem foi convidado a aparecer no programa "The Today Show", exibido pela emissora NBC, para contar a história do vídeo. Entretanto, Davidson ficou chocado ao receber uma ligação da própria modelo durante o programa, dizendo que ela iria "checar sua agenda" e elogiando a performance do rapaz (assista aqui, em inglês). "Verei com os meus pais se posso esticar um pouco o horário de voltar para casa", disse Jake.
Jake Davidson, de 17 anos, que postou um vídeo de menos de dois minutos no YouTube no qual convida a modelo para ser seu par no baile de formatura da escola (Foto: Reprodução)Jake Davidson, de 17 anos, que postou um vídeo de menos de dois minutos no YouTube no qual convida a modelo para ser seu par no baile de formatura da escola (Foto: Reprodução)
Rapaz ficou surpreso ao receber ligação de Kate em programa ao vivo, e ouvir a 'confirmação' da própria modelo (Foto: Reprodução)Rapaz ficou surpreso ao receber ligação de Kate em programa ao vivo, e ouvir a 'confirmação' da própria modelo (Foto: Reprodução)
 

===============

Americano reforma casa centenária e acha 'cofre secreto' com tesouros

Da G1, em São Paulo
Um usuário da rede social Reddit identificado como “StimpyMD” contou que, durante a reforma de uma casa antiga adquirida recentemente por sua família, o homem encontrou um cofre enterrado no piso da residência. Ao abri-lo com a ajuda de uma escavadeira, todos ficaram espantados ao encontrarem um verdadeiro tesouro escondido.
Cofre escondido em casa centerária continha 'tesouros' como dinheiro e discos raros (Foto: Reprodução)Cofre escondido em casa centenária continha 'tesouros' como dinheiro e discos raros (Foto: Reprodução)
Nas imagens compartilhadas, aparecem 25 discos de vinil de artistas como Elvis Presley e Beatles, além de US$ 1.700 em dinheiro em notas dos anos 60. A casa, de acordo com o usuário, tinha mais de 200 anos e foi totalmente reformada.
Durante a reforma da casa, que teria mais de 200 anos, proprietários encontraram cofre enterrado no piso (Foto: Reprodução)Durante a reforma da casa, que teria mais de 200 anos, proprietários encontraram cofre enterrado no piso (Foto: Reprodução)
Outros achados que também chamaram a atenção foram uma máquina de sorvete antiga e um menu de restaurante com mais de 50 anos, anunciando uma prato “especial” do dia que saía por US$ 1.

NO FUNDO DO POÇO
=================== 
Deputada critica abandono da Saúde Pública em Mato Grosso e dispara: "As prioridades do atual governo são por obras da Copa e se eu fosse governadora a prioridade seria o povo"
DE MAL A PIOR EM MT... 

  Divulgação
Deputada Luciane Bezerra
"Não sou contra as obras, pelo contrário sou favorável, tanto que todas as mensagens enviadas pelo Governo do Estado pedindo mais de R$ 3 bilhões em empréstimos obtiveram meu voto a favor. Agora como é comum nos meios políticos, governar e ter prioridade e se é assim, as prioridades do atual governo são por obras e se eu fosse governadora a prioridade seria o povo, aquele que está na ponta que torce pela Copa do Mundo mas não vai sentir nada de positivo na sua vida com os recursos gastos", esbravejou Luciane Bezerra do Plenário da Assembleia.
Para a socialista os governos tem a obrigação de zelar pelo bem estar da população e se o governo Silval Barbosa construiu ações que importaram em avanços por causa da Copa do Mundo o fez como prioridade, mas não poderia deixar de lado outras políticas públicas importantes como a saúde, a educação e o social.
Ela fez questão de lembrar a última ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso cobrando repasses da ordem de R$ 9 milhões para a Saúde Pública dos municípios. "Na ação o promotor Alexandre Guedes alerta com clareza de que o governo do Estado prioriza repasses milionários para a Secretaria da Copa do Mundo em detrimento da saúde da população e de seus compromissos com os municípios. Isto é inaceitável, pois demonstra que não existe prioridade", disparou ela.
A parlamentar lembrou que foi em reuniões no ano passado no Palácio Paiaguás junto com outros deputados e com o governador Silval Barbosa que prometeu regularizar os repasses até o final de 2012 e já estamos a 90 dias de 2013 e continuam os atrasos de 2012 e o pior dois meses de 2013 também atrasados. (Texto: Marcos Lemos -Gazeta Digital)

FUNDO DO POÇO!
Governo Silval Barbosa paga R$ 34 milhões a OSSs conduzidas por gang do deputado federal Pedro Henry e aplica calote de R$ 46 milhões em prefeituras


 No interior de MT...


 
 
 
 
 
 
 
 
Prefeitos imploram, de pires na mão, repasse da verba devida à saúde enquanto Estado abre os cofres às OSSs
 
O Governo do Estado deixou de pagar R$46 milhões aos municípios mato-grossenses, valor referente aos repasses para o setor da saúde em 2012, mas em compensação somente nos primeiros dois meses e meio de 2013 já repassou R$34,5 milhões às oito Organizações Sociais de Saúde contratadas para gerir hospitais públicos, as combatidas OSSs implantadas pelo ex-secretário de Estado de Saúde, o deputado federal Pedro Henry (PP). 
 
Das oito OSSs que faturaram este ano enquanto o governador Silval Barbosa anuncia o pagamento de apenas 50% da dívida restante de 2012 com as prefeituras, a que mais recebeu repasses foi o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas). Foram R$10.687.899,72 para a OSSs que administra o Hospital Metropolitano de Várzea Grande, o Hospital Municipal de Alta Floresta e o Hospital Regional de Colíder.
 
A Fundação de Saúde de Sinop, cidade de origem do atual secretário de Saúde do Estado, Mauri de Lima, também foi contemplada com R$3.050.923,78. Ele deixou a Secretaria de Saúde de Sinop para assumir a SES. A Associação Congregação de Santa Catarina, que administra o Hospital Regional e o Hospital São Luiz, ambos de Cáceres, além da Sociedade Lacerdense de Beneficência, de Pontes e Lacerda, também receberam repasses em 2013 no valor de R$10.185.194,41, coincidentemente municípios que compõem o reduto eleitoral de Pedro Henry.
 
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), gestor do Hospital Regional de Sorriso, recebeu repasses que somam R$5.683.746,65 nos primeiros dois meses e 20 dias de 2013. E a Sociedade Beneficente São Camilo, responsável pela gestão do Hospital Regional de Rondonópolis, Hospital Coração de Jesus de Campo Verde e Hospital Municipal de Nova Mutum, foi contemplada este ano pela SES com R$4.914.137,18.
 
A entrega de hospitais públicos às OSSs foi uma imposição do ex-secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry. Ele considerou esta a melhor saída para os problemas de gestão dos hospitais, atestando a falta de competência do Estado, o que foi considerado uma afronta aos princípios do Sistema Único de Saúde por parte de servidores do SUS e da sociedade organizada. Apesar de não estar mais à frente da pasta, Pedro Henry ainda exerceria grande influência na SES.
 
Enquanto isso, a gritaria é geral por parte dos prefeitos que estão sem receber os repasses da saúde desde meados de 2012. Na semana passada, os prefeitos que presidem consórcios de saúde de todo o Estado se reuniram com o secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues Lima, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. Saíram da reunião decepcionados e desanimados. 
 
O presidente do Consórcio da Região Norte, prefeito de Nova Santa Helena, Dorival Lorca, chamou a atenção para a crise por que passam os municípios na área de saúde, ao deixar a reunião. Segundo ele, a população carente é a mais prejudicada. O município está enviando pacientes para fazer exames em Cuiabá, pois o hospital conta com poucos procedimentos. Os valores atrasados de 2012 a serem repassados ao consórcio já somam R$345 mil.
 
“Estamos sangrando”, diz prefeito
 
Hermes Bergamim, prefeito de Juína (725 km de Cuiabá) e presidente do Consórcio Vale do Juruena, está muito pessimista com os destinos da saúde para os municípios do norte e noroeste do estado. “Nossa saúde, de 0 a 10, tem nota 3. Estamos sangrando!”, desabafa Hermes, que pede apenas o repasse de R$500 mil devidos à saúde de Juína, um valor que chega a ser insignificante diante dos R$31,7 milhões repassados somente este ano às OSSs contratadas pelo Estado.
 
Ele relata que só estão conseguindo fazer “o básico” e que estão administrando por mandados judiciais. Conta, ainda, que a região é esquecida pelo Estado em todas as áreas, não só na saúde: “Não temos estradas, não temos moradia, não temos saúde, não temos hospital regional, não temos nada!”.
 
O prefeito fica um pouco menos pessimista quando sente a força da união dos consórcios, pois acredita que haverá uma solução. Ele relata que os municípios estão “na seca e o Estado precisa pagar o que foi sacramentado” e cobra, também, uma reavaliação entre o convênio Estado-Consórcios e Estado-OSSs pela disparidade de recursos passados pelo Estado pelos serviços prestados. “Essa revisão é necessária porque as OSSs recebem 10 vezes mais pelo mesmo número de cirurgias realizadas pelos consórcios. Isso é um absurdo!”. 
 
Bergamim pede uma solução rápida para o impasse, caso contrário o prefeito adianta que os municípios que compõem o Consórcio Vale do Juruena irão investir em frota de ambulâncias e mandar todos os pacientes para Cuiabá.
 
Silval: “Devo, não nego, pago quando puder
 
Depois da reunião fracassada com o secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues Lima, os presidentes de consórcios de saúde se reuniram com o governador Silval Barbosa (PMDB), que reconheceu o calote e propôs o parcelamento da dívida.
 
Em dia nos repasses às OSSs – cuja eficiência e eficácia vêm sendo muito questionadas e apesar disso recebem muito mais do que os demais hospitais –, Silval Barbosa anunciou que vai pagar apenas 50% dos da dívida com os municípios referente a 2012. A outra metade deve ser paga ainda em 2013, de acordo com critérios que serão avaliados pelo Governo do Estado.
 
A negociação ainda estabelece que os valores referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2013 serão repassados de acordo com a Lei 9.870/2012, que dispõe sobre o percentual de repasse de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de saúde.
 
Os prefeitos foram unânimes em afirmar que o atraso no repasse está comprometendo o atendimento à população, pois muitos profissionais deixam de prestar serviços devido ao pagamento atrasado.
 
 
Texto: Sandra Carvalho e Rita Aníbal - Circuito MT
Foto: Pedro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário